Wednesday, June 8, 2011

Notícias do Projeto Aclimar

Seguem abaixo alguns informes importantes sobre o Projeto Aclimar.

Primeiro, estamos próximos de concluir o processo de seleção das unidades demonstrativas a serem apoiadas pelo Projeto Aclimar - Plantando Árvores e Colhendo Águas. Queremos agradecer a todos que se ofereceram até o momento para servir como unidade demonstrativa. Nas visitas iniciais às áreas, fizemos levantamento preliminar das vulnerabilidades e potencialidades de cada área e pedimos aos seus representantes que conversassem com os demais moradores destas áreas sobre as ações que poderiam ser desenvolvidas bem como a contrapartida que poderia ser oferecida pelos moradores para implantar uma unidade na sua área. Como 12 áreas se candidataram, vamos avaliar quais poderão ser contempladas neste momento devido à limitação de recursos.

Lembramos que este projeto tem dois principais componentes: 1) estratégias sustentáveis de gestão de recursos hídricos (captação, armazenamento, tratamento de água, controle de erosão, recuperação de nascentes, etc.) e 2) estratégias sustentáveis de uso e ocupação do solo (como Agreocologia, Sistemas Agroflorestais, recuperação de áreas degradadas, combate ao fogo, etc.)

Segundo, ao mesmo tempo estamos realizando, em parceria com a prof. Renata e seus alunos de mestrado da Universidade Católica de Brasília, um diagnóstico de percepção de risco climático e ambiental em diversos locais da microbacia. Ao longo dos próximos dias, a Cida e a Rosangela vão realizar entrevistas com alguns moradores a partir de um questionário elaborado pela equipe de pesquisa. Por isso, pedimos a sua colaboração, pois os resultados desta pesquisa serão muito importantes para o planejamento do projeto e para a gestão de risco ambiental na microbacia como um todo.

E terceiro, temos o prazer de convidá-los para os três cursos de capacitação que serão oferecidos gratuitamente pelo Projeto Aclimar sobre tecnologias sustentáveis de uso e ocupação do solo e gestão de recursos hídricos, provavelmente nos meses de agosto, setembro e outubro. Em breve, enviaremos mais notícias e datas precisas destes cursos.


Gratos,

Equipe do Projeto Aclimar

No comments:

Post a Comment