Objetivo
Aumentar a capacidade adaptativa da comunidade local e da natureza às mudanças do clima na região da Microbacia do Córrego do Urubu, Lago Norte, DF, com foco na gestão sustentável dos recursos hídricos e em estratégias e tecnologias socioambientais como Permacultura, Agreocologia e Agrofloresta.
O Projeto Aclimar tem uma abordagem participativa em todas as suas etapas: pesquisa e diagnóstico de vulnerabilidades e riscos ambientais e climáticos na Microbacia do Córrego do Urubu; Construção de Estratégias de Adaptação, implantação das Unidades Demonstrativas e Cursos de Capacitação.
Metodologia
O Curso de Capacitação em Tecnologias Socioambientais para Adaptação às Mudanças Climáticas (TSAMC) tem 48 horas de duração e será dividido em 3 módulos de dois dias cada. Quem cumprir os 3 módulos receberá o certificado de TSAMC. Com base numa metodologia participativa e no aprender fazendo, o curso será composto por atividades em sala de aula e práticas no campo, que serão realizadas em algumas das Unidades Demonstrativas apoiadas pelo Projeto Aclimar.
Conteúdo do Curso
Adaptação a Mudanças Climáticas e risco ambiental na Microbacia do Urubu
Causas e efeitos das mudanças do clima no DF
Entenda os riscos ambientais e climáticos na sua região: diagnósticos participativos
Adaptação a mudanças climáticas no contexto local: desenvolver estratégias e tecnologias para a Microbacia do Urubu
Estratégias sustentáveis de uso dos recursos naturais
Como construir uma relação harmoniosa entre ser humano e natureza
Permacultura como ferramenta de planejamento integrado e design de propriedades sustentáveis
Agroecologia e Agrofloresta para recuperação de áreas degradadas, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal
Produção de alimentos em espaços reduzidos com hortas Agroflorestais em quintais
Manejo e enriquecimento do Cerrado
Combate ao fogo
Sistemas sustentáveis para gestão de recursos hídricos
Captação e armazenamento de água de chuva
Técnicas de controle de erosão, drenagem e infiltração de águas pluviais
Saneamento ecológico, tratamento e reaproveitamento de esgoto doméstico
Conservação e recuperação de nascentes
Inscrição e Datas
A inscrição no curso será gratuita e as vagas são limitadas.
Será dada preferência a pessoas que possam participar dos três módulos, já que o conteúdo e a prática serão distribuídos ao longo do curso.
As inscrições podem ser feitas por email institutosalvia@gmail.com
Ou pelo telefone 30333845 até o dia 10 de outubro de 2011
Módulo 1 - 15 e 16 de outubro
Módulo 2 - 19 e 20 de novembro
Módulo 3 - 10 e 11 de dezembro
Para maiores informações: http://institutosalvia.blogspot.com
Instrutores:
Andrew Miccolis: Fundador e Coordenador do ISSA, Instituto Salvia de Soluções Socioambientais, possui 15 anos de experiência prática e consultoria de campo em Permacultura e Sistemas Agroflorestais. Ao longo dos últimos dez anos tem ministrado cursos e prestado consultoria em Permacultura, Sistemas Agroflorestais e Agroecologia para comunidades rurais e periurbanas, com ampla experiência nos biomas Cerrado e Amazônia. Possui 15 anos de experiência como consultor e moderador de processos participativos de planejamento, avaliação e capacitação em projetos e programas de desenvolvimento rural sustentável e gestão ambiental apoiados por órgãos como Ministério do Meio Ambiente, NATURA, FAO/Nações Unidas, Centro Internacional de Pesquisas Florestais (CIFOR), ISPN, GTZ, Ministério para o Desenvolvimento Internacional, Reino Unido.
Fabiana Mongeli Peneireiro: Agrônoma pela ESALQ/USP, mestre em Ciências Florestais, com envolvimento em agroecologia desde a graduação e na questão agroflorestal, acompanhando os trabalhos de Ernst Götsch desde 1995. Coordenou e executou projetos com pesquisa e educação agroflorestal na Amazônia pelo Arboreto/PZ/UFAC/Acre; trabalhou na proposta da Escola da Floresta no Acre. É membro da ONG Mutirão Agroflorestal desde sua fundação, em 2003. Consultora autônoma em agroecologia, agrofloresta e educação. Dentre as ações pelo Mutirão Agroflorestal, estão: organização do VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais; participação no Projeto “Educando com Jardinagem Agroflorestal”, em Santa Maria – DF; pratica agrofloresta, dentre outros locais, na Ecovila Aldeia do Altiplano, da qual faz parte publicações e cursos sobre agrofloresta. É doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
Convidada especial:
Prof. Dr. Renata Marson Teixeira de Andrade da Universidade Católica de Brasília, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental (Biocombustiveis e Mudança do Clima).
No comments:
Post a Comment