Friday, July 15, 2011

Diário de bordo: Programa de Formação de Parceiros do Instituto HSBC Solidariedade

Olá amigos do projeto Aclimar,

Fomos a São Paulo participar da reunião de Meio Ambiente e Adaptação a Mudança Climática e do programa de treinamento e capacitação em avaliação de projetos que o nosso apoiador IHSBCS ofereceu, representando ambos a Universidade Católica de Brasília e o ISSA.

Aprendemos muito com nossos colegas das NGOs participantes.
Agradecemos ao Eduardo e a Fabiana pela acolhida, e a equipe do Brazil Foundation pela oficina e material de apoio.

Contamos com a presença do os seguintes representantes das ONGs ambientais apoiadas pelo IHSBCS:

Antonio Marcolino do Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas - CAATINGA, da cidade de Ouricuru Pernambuco – Caatinga – cujo projeto é muito interessante de apoio a agricultura familiar, e tecnologias sociais adaptadas ao bioma caatinga. Pensamos na possibilidade de conhecer melhor o projeto e trocar informações e experiências.

João Batista da Costa de Manaus, da Associação Natucuidar, com cursos oferecidos de Marchetaria – Arte para jovens do interior do Amazonas, perto de Balbina, no município de Guatumã. Atividade para gerar fonte de renda e diminuir as emissões de CO2,com apoio do SEBRAE, voluntários, seleção de Madeira, colagem, etapa de torno, artesão, divulgação na capital.

Fernando e Talita vieram da PUC Rio grande do Sul e falaram rapidamente de seu Projeto de educação ambiental e sensibilização a questão da mudança do clima.

Aline e Natalia trabalham no Consorcio de Desenvolvimento Intermunicipal para a Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos, do Rio de Janeiro, e apresentaram o interessante Projeto Atitude, água e Clima – região dos lagos Rio de Janeiro, Microbacia do rio Lontra, Casimiro de Abreu. Neste projeto, o foco está no empoderamento das pessoas da comunidade, na escolha desta microbacia por refletir toda a bacia, contribuir, na gestão das bacias, podemos aprender com suas experiências na articulação institucional.

Silton Melo do Consorcio de prefeituras Acre e a Maria Antonio da SEMA, Acre apresentaram o projeto do Igarapé judia, SEMA – parceria consórcio CONDIAC cuja estrutura de Governança é bem relevante para o nosso projeto na inserção do Lago Paranoá, DF.

Pollyana da Mater Natura – Posgraduação da Universidade Federal do Paraná.

Foco nas Comunidades Pesqueiras do Sul do Paraná e Santa Catarina, cujos doutorandos estudam a vulnerabilidade climática, e os arranjos institucionais e políticos.

Cynthia e Gabriela vieram representando a Ilhas do Brasil, coma o projeto Adaptar. Trabalho com educação ambiental e percepção de risco ambiental entre as populações pesqueiras no Sul da Ilha de Floripa.

Trouxeram material informativo do CIMBRA – 2011 – conferencia 21, 22 e 23 de setembro, o qual o WWF ficou de nos apoiar para irmos ao evento.


Também contamos com a presença do Samuel e do Glauco do WWF Brasil. Fizeram uma apresentação do Programa água para vida, que também recebe apoio do IHSBCS, e tocou no assunto da percepção do risco, e na construção de caixas de ferramentas, disponibilizadas nos conjuntos das praticas de conservação já conhecidas (no regret) e na articulação interinstitucional para o aprimoramento de políticas públicas de adaptação a mudança do clima.

Publicaremso as fotos assim que recebermos.


Um abraço a todos



Renata

No comments:

Post a Comment