Wednesday, February 9, 2011

Atividades do Aclimar

Olá pessoal que acompanha o Projeto ACLIMAR e quer saber como está progredindo!

Apesar da vontade de fazer o plantio nas APPs ainda nestas águas, achamos fundamental primeiro concluir a etapa de diagnóstico e planejamento detalhado de cada área que se propôs a ser UD para o sucesso do trabalho de recuperação, então vamos nos restringir a iniciar a implantação de uma pequena área com as sementes que conseguimos colher ano passado no final seca/início das águas, de julho a novembro.

Aqui, vale ressaltar que o sucesso deste método de recuperação da APPs (com sistemas agroflrorestais), que queremos que sirva de exemplo na região, depende, em primeiro lugar, de plantar no início das águas e de ter em mãos todo o material genético necessário (sementes, mudas, estacas) em quantidade e diversidade suficiente, para isso vamos fazer parceria com outras entidades que trabalham com sementes e mudas, como a SEAPA.

Abaixo, um breve resumo das atividades que realizamos até o momento, algumas já divulgadas no blog: institutosalvia.blogspot.com:
  1. set 2010 - cerimônia de lançamento do projeto junto à comunidade na Festa da Primavera
  2. dez 2010 - concurso de desenho em duas escolas da região que servirão como identidade visual (logomarca) do projeto
  3. dez 2010 - premiação (com entrega de kits de materiais de arte para os três primeiros lugares de cada escola) - fotos no blog
  4. dez 2010 - criação da logomarca do Projeto Aclimar a partir do desenho vencedor - veja no blog
  5. dez 2010 - Oficina de Planejamento Participativo, onde foi apresentado e debatido o projeto junto a lideranças comunitárias e candidatos a Unidades Demonstrativas (UDs)
  6. dez 2010 a fev 2011 - visitas técnicas para diagnóstico das UDs em potencial (3 áreas visitadas)
  7. ago 2010 a fev 2011 - reuniões de planejamento/articulação junto ao movimento Salve Urubu e equipe do projeto (8 reuniões)
Um abraço

André Miccolis

No comments:

Post a Comment