Friday, December 3, 2010

Oficina de Planejamento Participativo do Projeto Aclimar

Dia: Domingo, 12 de dezembro, 14 às 18hs

Local: Oca do Sol


Com duração de um ano, Projeto Aclimar tem como objetivo elaborar e demonstrar estratégias locais de adaptação a mudanças climáticas com foco na gestão sustentável dos recursos hídricos, incluindo captação, armazenamento e reaproveitamento de água, controle de erosão e drenagem, bem como sistemas sustentáveis de uso e ocupação do solo, como Agroecologia, Permacultura e Sistemas Agroflorestais. Estas estratégias serão elaboradas junto à comunidade e um grupo de trabalho técnico por meio de um processo participativo de diagnóstico de vulnerabilidades na Microbacia do Urubu e construção de soluções que permitam às comunidades e aos ecossistemas se adaptarem aos efeitos das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura e mudanças no regime de chuvas. Para tal, serão implantadas pequenas unidades demonstrativas e realizadas atividades de capacitação com o intuito de replicar estas estratégias na região e em outras situações semelhantes.

Como uma das primeiras atividades do Projeto Aclimar, estamos organizando esta Oficina de Planejamento Participativo, que tem como objetivos:

1) Apresentar o Projeto Aclimar às lideranças comunitárias a fim de promover a sua participação efetiva no planejamento e nas atividades do projeto;

2) Dar encaminhamento ao processo de seleção das Unidades Demonstrativas;

3) Capacitar os moradores destas Unidades e outros com relação ao Projeto e iniciar a elaboração destas estratégias e técnicas junto à comunidade.

Coordenado pelo Instituto Salvia, o Projeto Aclimar é financiado pelo Instituto HSBC Solidariedade e conta com parceria do Movimento Salve o Urubu, Instituto Oca do Sol, Universidade Católica de Brasília e WWF Brasil.


1 comment:

  1. Olá pessoal!
    São iniciativas como estas que estamos precisando. Através delas podemos mostrar a verdadeira trasformação social e ambiental em comunidades vulneráveis. O movimento deve ser feito com muita atitude e um trabalho focado para a abundância da vida!!

    Sucesso nos trabalhos e ações!

    Abraços!
    Henrique Marques

    ReplyDelete